terça-feira, 12 de maio de 2009

Repúdio

O novo líder do governo, deputado Elizeu Mattos (PMDB), emitiu carta de repúdio ao projeto da lista fechada, que é discutido em Brasília.

A lista fechada e o verdadeiro significado da Democracia

Gostaria de deixar registrado o meu repúdio naquilo que considero umverdadeiro golpe do Congresso Nacional. O voto em lista fechada nada maisé do que um desserviço à democracia que tanto penamos para conquistar.Sinto-me envergonhado com a posição que vem sendo tomada por uma Casaque, ao invés de criar leis que beneficiem a população brasileira criabarreiras para mantê-la afastada do processo político. O direito ao votofoi uma conquista árdua.

Eleger representantes é uma das principaisformas que a população tem para interferir no rumo político do país, eagora querem arrancar do povo até mesmo esse direito? Não querem maisque ele escolha quem irá representá-lo? Querem agora, escolher por ele ospróximos vereadores, deputados estaduais e federais? Em Brasília estão querendo retroceder no tempo; ou então como disse oadvogado e professor universitário Cláudio Lembo: “Lá em Brasília estãoquerendo se afastar das lutas populares e preservar seus cargos graças aodomínio das máquinas partidárias, onde representam as oligarquias...”Infelizmente em Brasília resolveram esquecer o verdadeiro significado daDemocracia, que aqui faço questão de lembrar: “é um regime de governoonde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos,está com o povo, direta ou indiretamente, por meio de representanteseleitos”.

Defendo a cláusula de barreira; defendo a fidelidade partidária; defendo ofinanciamneto público de campanha; defendo a opção interessante que é ovoto distrital misto. Agora, tirar o direito do povo de escolher seusrepresentantes somente um plebiscito poderá falar. Aí sim estaremosexercendo o verdadeiro significado da Democracia.

Elizeu Mattos - PMDB
Deputado Estadual de Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário