quinta-feira, 21 de maio de 2009

A Ciência em Cuba

O IELA promove na próxima terça-feira, dia 26, às 19h, no Auditório do CSE, uma conversa sobre o papel da ciência em Cuba. O conferencista é Manoel Limonta, doutor, especializado em Hematologia e atualmente na coordenação de projetos de pesquisas aplicadas à biotecnologia em Cuba. Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Havana, recebeu os títulos de doutor honoris causa e de professor honorário da Universidade Central de Quito, Equador. Também é membro das seguintes Academias de Ciências: Academia Cubana de Ciências, Academia Caribenha de Ciências, e Academia de Ciências do Terceiro Mundo (Third World Academy of Sciences – TWAS).

Além de ministrar um grande número palestras científicas sobre pesquisa clínica com interferon, biotecnologia médica, desenvolvimento da biotecnologia e da biotecnologia cubana, possui diversas publicações sobre o tema. Foi fundador e diretor do primeiro grupo a trabalhar com biotecnologia em Cuba e do Centro de Pesquisa Biológica de Cuba. Atua também como consultor no desenvolvimento da biotecnologia do Instituto Nacional de Hematologia e Imunologia de Cuba e na coordenação de projetos de pesquisas aplicadas à biotecnologia em diversas instituições e como membro do Conselho Editorial de várias revistas científicas.

Bloqueada pelos Estados Unidos desde a consolidação da revolução popular, a ilha caribenha, apesar de tudo, conseguiu se destacar no campo da ciência, sendo uma referência mundial em várias áreas. Conhecer de perto a realidade da ciência de ponta em Cuba pode ajudar a compreender a realidade deste povo.

Um comentário:

  1. Huummm.
    Pelos órgãos a que pertencem, aí tem mais ideologia do que ciência.

    ResponderExcluir