segunda-feira, 11 de maio de 2009

Câmara entrega Medalha Cruz e Sousa

A Câmara de Vereadores de Florianópolis realizou segunda-feira sessão solene para entrega da Medalha Cruz e Sousa. A honraria foi criada pelo Legislativo há dez anos para condecorar pessoas físicas e jurídicas que direta ou indiretamente tenham se notabilizado pelo combate à discriminação racial em Florianópolis. Foram entregue medalhas ao músico e compositor Francisco de Oliveira, popularmente conhecido como Frank, e, ao atleta, técnico e professor Ivo José de Oliveira. O tenente José Francisco Paulo Kun recebeu a honraria representando a diretoria e associados do Clube Atlético Marechal Guilherme, localizado no Estreito.

O cantor e compositor Francisco de Oliveira, 50 anos, criciumense, radicado em Florianópolis desde adolescente, foi distinguido pelos vários projetos de inclusão social que coordena ou colabora, principalmente entre as comunidades carentes dos bairros Monte Cristo e em todo Sul da Ilha. Esses projetos envolvem escolinha de futebol, aulas de capoeira e oficinas de música, canto e artesanato.

Joinvilense, 54 anos, residente em Florianópolis desde 1975, Ivo José de Oliveira, conhecido no meio esportivo como Badekão, é o atual superintendente técnico da Fundação Municipal de Esportes e tem um currículo esportivo notável. Além de voleibolista e ex-técnico da modalidade em equipes de base do Brasil, inclusive conquistando o bi-campeonato mundial e duas vezes o vice-campeonato, foi professor do Instituto Estadual de Educação e continua em atividade como professor de educação física na Escola Técnica Federal de Santa Catarina.

O marechal Guilherme Xavier de Sousa, além de notável militar do Exército, foi responsável pela adoção e educação do poeta Cruz e Sousa. Em sua homenagem, foi fundado no Estreito, em Florianópolis, em 1946, o Clube Atlético Marechal Guilherme, por militares do Exército brasileiro.

Legenda foto: Músico e compositor Francisco de Oliveira (esq.), vereador Márcio de Souza, professor e ex-atleta Ivo José de Oliveira; e tenente José Kun, na entrega da Medalha Cruz e Sousa.

Foto: Édio Hélio Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário