sexta-feira, 17 de abril de 2009

Pedala Dário!

Num momento em que a mobilidade se torna problemática na maioria dos centros urbanos, Florianópolis novamente é foco de atenção internacional para a busca de soluções. Entre 20 e 24 de abril, consultores internacionais em conjunto com especialistas brasileiros debaterão os benefícios do uso da bicicleta como meio de transporte. Eles também apresentarão propostas para a instalação de melhorias viárias para atrair ciclistas para o trânsito.

Entre os temas debatidos na “I Semana Internacional da Bicicleta” estão as bicicletas públicas, acesso às escolas, atendimento das Metas do Milênio da ONU, integração da região metropolitana e o projeto de duplicação da Brasil 282 (Via Expressa de acesso à Ilha de Santa Catarina).

O prefeito Dário Berger (PMDB) abre o evento. Aliás, ele bem que poderia deslocar-se de bicicleta de um barro para o outro para sentir a adrenalina de circular entre os carros. Não há ciclovias suficientes e integradas. Falta uma política que estimule o uso do veículo ecologicamente correto. Enquanto isso, os projetos para o trânsito de carros estão a todo o vapor. Aquela ciclo-faixa da Rua Frei Caneca é uma piada. Como não é ciclovia, os motoristas invadem e colocam em risco os ciclistas. Além disso, chega uma hora que ela simplesmente termina em um cruzamento. Aí salva-se quem puder.
No dia 21, os consultores internacionais, em conjunto com autoridades e técnicos locais e demais participantes do evento, percorrerão 8 km de vias para constatar os projetos de infra-estrurura que estão sendo desenvolvidos para a capital.. vão ter de pedalar muito para encontrar projetos de ciclovias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário