quinta-feira, 23 de abril de 2009

Desrespeito

Há cinco meses, o Brasil inteiro comoveu-se com os atingidos pela enchente. Famílias inteiras desapareceram e muita gente perdeu sua casa, seus poucos pertences, sua esperança. Naquele momento, o que não faltou foi político prometendo fazer das tripas coração para auxiliar aquela gente. O governador LHS e o presidente Lula comprometeram-se com a construção do Estado e a ajuda aos atingidos, assim como deputados, senadores, secretários... Nunca tinha se visto tantos políticos de cores diferentes envolvidos em uma só missão. Além das doações em dinheiro e mantimentos vindos de todo o Brasil, verbas estaduais e federais foram prometidas para ajudar os municípios. Isto é, tudo quanto é político e autoridade capitalizou com o desastre, atraindo a atenção da população.

Contudo, o que se temia acabou ocorrendo. A onda de comoção cessou, o assunto parece ter caído na vala das demandas corriqueiras e a tão prometida ajuda não apareceu em sua totalidade.

Agora, Governo Federal joga a culpa para o Estado, que joga a culpa para o Governo Federal novamente...Uma nova reunião para tratar da burocracia que impede a liberação de recursos aos flagelados de Blumenau acontece hoje, a partir das14h, no gabinete do prefeito João Paulo Kleinubing. Como avaliou o colega blogueiro Moacir Pereira, não é a primeira e nem será a última vez que este jogo de empurra empurra vai acontecer. Quando ocorre uma catástrofe, autoridades, políticos e parlamentares prometem o paraíso em atenção, verbas, medidas oficiais. A população vai conferir, o tempo passa e é só frustração.

O governo Lula culpa o governo Luiz Henrique de não ter firmado a tempo os convênios com órgãos federais para viabilizar o repassa dos milhões de reais previstos na medida provisória. O governo estadual contesta, alegando que Brasília está colocando entraves jurídicos para retardar a liberação ou não cumprir o compromisso. Enquanto isso, inúmeras famílias continuam esperando ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário