segunda-feira, 27 de abril de 2009

Descriminalização da maconha

No próximo domingo, às 15h, na Beira-Mar Norte, ocorre a Marcha da Maconha. O evento, que se repete nas primeiras semanas de maio em todo o mundo, lembra a luta política contra a proibição que tornou ilegal o cultivo de plantas da espécie Cannabis s´ativa em quase todos os países .

O Coletivo Marcha da Maconha está apoiando eventos em 13 cidades em todo o Brasil. Os dias 2, 3 e 9 de maio serão marcados com caminhadas em clima de descontração, música, concursos de fantasias, distribuição de material informativo e espaço para manifestações artísticas, performances e outras expressões culturais. Além disso, em diversas cidades ocorrerão também debates, palestras, seminários, exibições de documentários e outros tipos de eventos para discutir diversos aspectos relacionados ao tema, principalmente ligados às leis e políticas públicas sobre drogas. Na Holanda, por exemplo, o uso da maconha para consumo próprio é liberado, desde que não seja em locais públicos, perto de escolas e tal.

A nova política brasileira de repressão (de 2006) garante que o usuário de maconha não seja preso. As penas são leves, trabalhos comunitários, obrigação em freqüentar sessão de instrução sobre a droga, essas coisas.. O problema é que muitos ainda pensam que fumar maconha não é mais crime. Acho que fumar maconha tornou-se a mesma coisa que tomar uma cerveja. O uso foi banalizado. Todos os dias, os meus vizinhos de prédio fumam e nas festas o uso é generalizado. É possível conseguir a droga com o estalar dos dedos. Virou uma verdadeira sensação entre os jovens. A lei continua reprimindo o uso da droga e a quantidade é um fator fundamental para configuração do crime. Para autoridades, a maconha é a porta de entrada para drogas mais pesadas, como cocaína. Seria mais uma preocupação em meio aos transtornos já causados pelo uso indiscriminado do álcool. Já o movimento que pede a descriminalização defende que a taxação do comércio da droga poderia ser revertida em políticas públicas sociais. Os organizadores do evento garantem que o movimento não faz apologia e que não será permitido o uso do entorpecentes no dia...
Imagem: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário