segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Já basta o de Itajaí

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (17), no município de Imbituba, o presidente da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa, deputado Reno Caramori (PP), reivindicou que as obras de retificação dos molhes e ampliação do cais do Porto de Imbituba, localizado no Sul catarinense, sejam retomadas. Segundo o parlamentar, o embargo decretado pelo Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio) alega irregularidades com relação a questões ambientais. “Porém, esse tipo de providência acarreta em prejuízos para o desenvolvimento político, social e econômico de Santa Catarina”, comentou.Durante o encontro, que teve a presença do prefeito de Imbituba, José Roberto Martins (PSDB), do deputado federal Edinho Bez (PMDB-SC), do deputado Décio Góes (PT) e do administrador do porto, Jeziel Pamato de Souza, foi feito um contato com o ICMBio solicitando medidas cabíveis para situação e ficou acordado que nesta terça-feira, após um encontro com o deputado Edinho, em Brasília, o instituto dará uma posição para o caso.

Outra decisão tirada na reunião desta segunda-feira é que será enviada uma moção à Secretaria Nacional dos Portos. De acordo com Reno Caramori, o embargo foi motivado por uma divergência entre o órgão ambiental estadual, Fatma, e o órgão nacional, ICMBio. Enquanto a Fatma autorizou a obra, o instituto pediu seu embargo, classificando-a como ilegal porque o porto está localizado nos limites da Área de Proteção Ambiental – APA da Baleia Franca. Um dos problemas está no uso do bate-estaca, que não foi submetido à análise exigida para evitar complicações com a segurança dos mamíferos na região.

Um comentário:

  1. Fico torcendo para que se resolva logo o problema do porto de Itajaí: não aguento mais ouvir o choramingo fanho do Jandir Bellini.

    ResponderExcluir