segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Esperança no início no túnel..?

Do jeito que as obras de duplicação da BR-101, trecho Sul, estão lentas, valeria mais colocar no batente cada um dos políticos que acompanharam nesta segunda-feira uma vistoria na rodovia. Com tanta gente cobrando e capitalizando, a obra já era pra ter ficado pronta faz tempo. Era tanta gente nesta comitiva que até perdi a conta. Tudo isso pra dizer que as obras vão atrasar...

A previsão do DNIT é finalizar as obras de duplicação até o final de 2010 com exceção de três obras especiais: os dois túneis do Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis, o túnel do Morro do Formigão, em Tubarão, e a Travessia de Laguna, só devem ficar prontas daqui a três anos. Hoje, a rodovia conta com 125 quilômetros duplicados, de um total de 248,5 até a divisa com o Rio Grande do Sul.

Nesta segunda-feira, o DNIT promoveu uma caravana que levou empreiteiras, autoridades e jornalistas a percorrer os 248 quilômetros da rodovia entre Florianópolis e Passo de Torres, na fronteira Sul do Estado. Em cada trecho, engenheiros das empresas contratadas para a execução das obras davam explicações sobre o andamento dos trabalhos.
O chamado lote 22, entre a capital e o Rio da Madre, na divisa de Palhoça com Paulo Lopes, é considerado o ponto com maior atraso.

A confirmação de mais um adiamento na previsão de conclusão foi feita pelo diretor-geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot, que veio de Brasília participar da operação. Para ele, exigências ambientais acabaram criando percalços que não estavam nos planos. “As empreiteiras tem exigido capital de giro. Mas estamos pressionando para que os novos prazos sejam cumpridos”, disse. A senadora Ideli Salvatti, que acompanhou a caravana ate Araranguá, garantiu que os repasses tem sido feitos rigorosamente em dia pelo Governo Federal as empresas.

Foto: MafaldaPress

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