segunda-feira, 27 de julho de 2009

A Mulher nos Espaços de Poder

PDT de São José irá realizar o 2º encontro do Fórum Permanente de Discussões “Pensando a Cidade” no dia 30 de julho, a partir das 19h, na Câmara Municipal de São José. O tema escolhido para este encontro foi “A Mulher nos Espaços de Poder” e terá como palestrantes:

Miguelina Vecchio, Presidente Nacional de Ação da Mulher trabalhista e Vice-Presidente da Internacional Socialista de Mulheres América Latina Sul:

‘A presença da mulher nos espaços de poder não pode ser reduzida a sua participação formal nos executivos e legislativos. Esses espaços devem ser o meio para a conquista de políticas públicas constituídas a partir da organização das mulheres e suas relações com o poder local. Associações de moradores, clubes de mães, entidades de classe, clube de serviços, onde a formulação se dá a partir das relações pessoais para a construção de um comportamento que não leve em conta apenas aspectos sexualizados”, afirma Miguelina Vecchio.

Jane Maria de Souza Phillipi, Membro da Ação Mulher de Trabalhista – AMT/São José:

“A mulher ainda não conseguiu conquistar o seu espaço no mundo político. Mesmo havendo uma legislação obrigando os partidos políticos a darem 30% das suas vagas para mulheres, nem assim essas vagas são preenchidas. É que os próprios homens que já estão no poder desestimulam e impedem as mulheres de participar. Existe uma disputa pelo poder e os homens não querem ceder esse espaço. Existe isso também no campo do trabalho, onde na maioria das vezes o salário da mulher é menor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário