quarta-feira, 29 de julho de 2009

Centro de Visitação do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é reaberto

O Centro de Visitação do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro será reaberto nesta quinta-feira, às 14h, pelo Governo do Estado, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e a Fundação do Meio Ambiente - Fatma.

Uma amostragem de cinco das seis composições botânicas originais de Santa Catarina está preservada na maior Unidade de Conservação do Estado. “De acordo com o 2° Mapa Fitogeográfico do Estado, no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é possível encontrar vegetação litorânea, floresta tropical atlântica, floresta nebular, campos do planalto e floresta de araucária”, destaca o chefe da Unidade, Alair de Souza. Em meio à vegetação, formam-se rios e córregos, que são responsáveis pelo abastecimento da Grande Florianópolis.

O parque tem área de 84.130 hectares e abrange os municípios de Florianópolis, Palhoça, Paulo Lopes, Imaruí, São Martinho, São Bonifácio, Águas Mornas e Santo Amaro da Imperatriz. Dentre a infinidade de animais que vivem na Unidade, há uma espécie de preá que habita apenas uma das ilhas do parque – é o único lugar em que essa espécie é encontrada no mundo todo.
Não bastasse a riqueza da biodiversidade, a área também chama a atenção pela formação geológica. “Na planície costeira do Maciambu há cordões semicirculares que são marcas do recuo do nível do mar durante o período quaternário recente”, destaca Souza. O parque conta com centro de visitantes e uma trilha interpretativa onde se pode observar a fauna e a vegetação local.

Local: Parque Estadual da Serra do Tabuleiro
Endereço: BR 101 – km 238
Baixada do Maciambú - Palhoça - SC
Horário: 14:00 horas
Data: 30 de julho de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário