quinta-feira, 9 de julho de 2009

Descentralização reduz abandono do interior, avalia Planejamento

Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Estado do Planejamento divulgou em primeira mão dados sobre o efeito da descentralização no Estado de Santa Catarina. Após sete anos da descentralização instituída pelo governo estadual, o índice de municípios do interior que perderam habitantes para o litoral do Estado caiu 21%.

Durante o período de 1991 a 2000, portanto, antes das Secretarias de Desenvolvimento Regional, 57% dos municípios perdiam população. Já no período de 2000 a 2008, este numero caiu para 36% de municípios que perderam moradores. É estimado que 200 mil habitantes do interior deixaram de migrar para o litoral, pois estão tendo mais oportunidades de emprego e renda em suas próprias regiões.
Se dividirmos o total de investimento realizado pelas Secretarias de Desenvolvimento Regional pela população, vamos observar que as 14 secretarias que mais receberam investimentos por habitante são do interior do Estado (Oeste, Meio Oeste e Planalto).
O diretor de gestão da descentralização da Secretaria de Planejamento Túlio Tavares Santos, afirmou que os dados comprovam o trabalho realizado pelo Governo Estadual nos últimos anos “O processo de descentralização administrativa em Santa Catarina apesar de ser recente já mostra seus primeiros resultados em beneficio de toda população o que nos diferencia dos demais Estados da Federação."

Nenhum comentário:

Postar um comentário