segunda-feira, 20 de julho de 2009

Jornalista e ex-combatente Gilberto Nahas completa 81 anos


O presidente da Associação dos Ex-combatentes de Santa Catarina, jornalista Gilberto Nahas, completou 81 anos no último domingo. Abaixo, uma pequena matéria que fiz com ele há alguns anos.

Dois dos momentos mais marcantes da vida do ex-combatente, ex-árbitro e jornalista Gilberto Nahas, 79 anos, aconteceram em um campo de batalha. O primeiro foi no dia 8 de maio de 1945, quando o telégrafo do Encouraçado Minas Gerais, navio no qual era embarcado, anunciou o fim das hostilidades na Segunda Guerra Mundial. Até então, 510 homens da frota Mercante, 451 da Marinha de Guerra e 539 civis haviam sido mortos.


O segundo marco foi no antigo estádio do Avaí, o Adolfo Konder Reis, mais conhecido como Pasto do Bode, por ter sua grama aparada pelos prestativos animais. Nahas nunca vai esquecer o dia 1º de abril de 1971, quando entrou para a história como único juiz brasileiro a expulsar os 22 jogadores do Avaí e do Figueirense, num clássico que terminou em quebra-pau. "O campo virou uma praça de guerra. Fiz o que achei correto", afirmou ele, que foi árbitro durante 22 anos.

Além de ex-combatente da Marinha de Guerra e juiz, Nahas se destacou como jornalista em vários jornais, como Diário da Tarde, a Gazeta e o Estado, no qual uma matéria lhe rendeu cinco dias de xadrez. "Falei que a Marinha tinha de fazer menos festa e investir mais em medicamentos, assistência. No dia seguinte mandaram me prender. Sorte que o almirante me conhecia e fui solto logo", lembra ele, que tem mais de 50 anos de jornalismo.
Foto: Marcelo Bittencourt/ND

Nenhum comentário:

Postar um comentário