segunda-feira, 6 de julho de 2009

Finep muda edital de concurso e aceita diploma de qualquer área para o cargo de jornalista


Se o mercado já estava difícil para os jornalistas, agora a coisa ficou mais preta. Pelo visto, os concursos vão começar a aceitar qualquer um com formação superior para ocupar o cargo, a exemplo deste edital da Finep. Vamos ter ainda mais concorrência. Contudo, pode ser um tiro no pé, caso o aprovado não tenha a formação técnica e a experiência necessária para exercer a função. A instituição que será prejudicada. Daí a garantia de exigir o diploma. Nem sempre isso garante a competência, tá certo, mas queira ou não queira é um referência.

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir que não é preciso diploma para exercício da profissão de jornalista, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, decidiu retificar edital de concurso em andamento e passou a exigir graduação em qualquer área para analista de comunicação social na assessoria de imprensa.
A Finep foi o primeiro órgão federal a alterar o edital após a decisão do Supremo. Anteriormente, o concurso - cujas inscrições haviam sido encerradas na segunda-feira (29) - exigia graduação em jornalismo para o cargo. O salário se manteve o mesmo, de R$ 4.834,08. Por conta da mudança no edital, as inscrições foram reabertas para o período entre 5 e 14 de julho para todos os cargos. As provas, anteriormente previstas para 26 de julho, foram transferidas para 9 de agosto.
Foi reaberto também período para solicitação de isenção de inscrição entre 6 e 7 de julho conforme critérios do edital original.
Quem se sentir prejudicado pela mudança no edital pode pedir a devolução da taxa de inscrição até 14 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário