domingo, 7 de junho de 2009

SC perde referência brasileira do remo

Santa Catarina perdeu na última quinta-feira, dia 4, um dos maiores remadores da história do Brasil, Manoel Silveira, 80 anos, oito vezes campeão mundial master. Tratado pela imprensa como "campeoníssimo", o atleta, que já estava internado, faleceu de insuficiência cardiorrespiratória. O enterro foi na última sexta-feira no cemitério do Itacorubi. Incansável, Silveira ignorou a idade avançada e remou até os 75 anos, disputando torneios dentro e fora do país. Tinha cerca de 60 anos de remo e passagem por todos os clubes da Capital, sendo campeão estadual, brasileiro, sul-americano, pan-americano e mundial.

5 comentários:

  1. Valeu Marcelo, família silveira e todos que amam este esporte ficam honrados com a lembrança!

    Arthur Silveira

    ResponderExcluir
  2. Silveira foi um dos maiores ícones do remo catarinense e brasileiro, em todos os tempos.Seu "oito", do qual era voga e foi campeão brasileiro em 1962 e vice-campeão pan-americano em 1963, era referencia obrigatória sempre que se falava do remo catarinense.Deixa um grande exemplo a ser seguido: o da humildade fora da água e a garra de campeão, dentro da raia.Um nome que merece ser cultuado. WILSON REEBERG

    ResponderExcluir
  3. O Silveira era um grande apaixonado pelo remo, esporte que praticou até avançada idade porque possuía um coração e uma mente jovem. Um contagiante exemplo a ser seguido, um nome que não deve ser esquecido.

    José Luiz Emerim

    ResponderExcluir
  4. Lembro da liderança do Silveira no Pan Americano de 1963. O 8 campeão brasileiro,com Passig, os irmãos Vahl e outros que não lembro agora, que vice sul americano e que seria vice no Pan não queria treinar sob a batuta do Buck e o Manuel foi o grande negociador com a cupula da então CBD.
    Um desfalque para o remo catarinense e brasileiro.
    Edgard Kniriem (Pavão)

    ResponderExcluir
  5. Sou filho de Manoel Silveira e fiquei muito emocionado com os comentários postados, agradeço em nome de toda família.
    Obrigado

    ResponderExcluir