terça-feira, 2 de junho de 2009

CBM anuncia o fim do jornal Gazeta Mercantil

Prestes a completar 90 anos de fundação, o mais importante jornal de economia do país, a Gazeta Mercantil, parou de circular definitivamente nesta segunda-feira (01). A informação foi dada através de um comunicado no site da Companhia Brasileira de Mídia (CBM), empresa que detinha os direitos administrativos das marcas Gazeta Mercantil e InvestNews. Todos os funcionários da instituição entraram em férias coletivas de 30 dias e, ao final desse período, os que não forem relocados para outros veículos de comunicação da CBM entrarão automaticamente em aviso prévio por mais um mês.

“Não se iludam, acabou”, afirmou Nelson Tanure, o proprietário da CBM, em conversa com os colaboradores. O problema da Gazeta era antigo, apesar do fechamento acontecer em pleno momento de resgate da economia mundial: desde 2000 o jornal enfrentava dificuldades financeiras por conta da má administração, o que causou inclusive uma greve geral em 2001. Nos tempos áureos, o diário chegou a vender mais de 120 mil exemplares por dia e a pagar um dos melhores salários do país. Resta lamentar pela extinção de um dos maiores veículos especializados em economia que o Brasil já teve e que representou como poucos o quão é importante realizar um jornalismo com qualidade.

Um comentário:

  1. Perde o País, perde o JORNALISMO, perdemos nós repórteres, editores, diagramadores e ilustradores, citando só alguns dos profissionais que dependem de jornal impresso para sobreviver. Lá se vai mais um ícone.

    ResponderExcluir