quarta-feira, 4 de março de 2009

Derrota


O ex-presidente Fernando Collor de Mello (PTB-AL) volta a ocupar posto de destaque no cenário político. Em votação acirrada, ele ficou com a presidência da Comissão de Infra-estrutura do Senado, vencendo por 13 votos a 10 a senadora do PT Ideli Salvatti (SC). Os petistas reivindicavam o comando da comissão com base no princípio da proporcionalidade partidária, que obedece ao tamanho das bancadas no Senado. Collor, que há um mês apoiou a candidatura de José Sarney (PMDB-AP) à presidência do Senado, teve sua eleição articulada pelo líder do PMDB, Renan Calheiros (AL).

A ironia é que a mesma Ideli que salvou Calheiros da cassação, em 2007, por quebra de decora parlamentar, agora é apunhalada pelas costas.
O argumento do senador alagoano: “O PMDB assumiu compromissos [para consolidar a eleição da Mesa Diretora] que não pode abrir”, justificou ele, amigo de longa data do ex-presidente.

Após a confirmação da vitória do ex-presidente da República, o líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), criticou o acordo que levou à vitória do petebista. "É uma aliança espúria entre o senador Renan Calheiros e o senador Collor, retirando o direito legítimo e democrático da bancada do Partido dos Trabalhadores", disse.

A comissão, que analisará obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e discutirá o rumo dos investimentos do país, é considerada estratégica no Congresso por causa do agravamento da crise econômica mundial. “Ela será imprescindível ao enfrentamento da crise. Boa parte dos projetos do PAC, agências reguladores e investimentos passarão por esta comissão”, disse Ideli em discurso, antes da votação.

Foto: Agência Brasil



Informações: http://congressoemfoco.ig.com.br/





Nenhum comentário:

Postar um comentário