terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Árvore derruba secretário Cavallazi
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Tostões
Pobre Tostão, hoje médico e colunista de jornal no Rio de Janeiro, não merecia tal referência. Percebo é que geralmente o eleitor é que fica sem opções, já que a maioria dos candidatos não vale um tostão. Como bom corinthiano, Lula devia saber que deixar um Tostão no banco, ainda que seja com a desculpa de se ter dois jogadores idênticos, é atitude suicida para um treinador. Em 70, Zagalo sabia disso e precisou improvisar Tostão com a 9, ele que nem era centroavante.
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Marmelada?
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Natal do Paraguai
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Ajuda
Farei a coluna do Paulo Alceu de sexta para sábado, excepcionalmente. Se tiverem sugestões de notas podem enviar para marcelotolentino@noticiasdodia.com.br.
Abraços
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Novembrada
Pré Sal é nosso
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Gesto inesperado
Colunas
Abraços
TOLENTINO
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Prevenção
Na área da prevenção, LHS deixa de herança, antes de entregar o bastão, a proposta de criação da Climesc, um centro de excelência metereológica integrado ao Ciram. A idéia é preparar o estado com tecnologia e pesquisa, o que daria poder de antecipar com precisão os fenômenos que vêm assolando Santa Catarina ano a ano. Isso facilitaria a tomada de decisão e a Defesa Civil teria condições de planejar melhor as ações de prevenção.
O plano
Renato Geske e Ricardo Vieira devem entrar na Justiça contra a forma como está sendo conduzido o processo. Teme-se que a proposta não reflita o desejo real dos moradores. O barulho é legítimo. Afinal, essa verdadeira colcha de retalhos chamada plano diretor sempre gerou polêmica. Quando a prefeitura evita a participação da sociedade em uma decisão tão importante dá um tiro no pé. A população está atenta e não é boba. Quer que aquele velho jeitinho brasileiro para agilizar as coisas tenha um fim.
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Papai Noel de luxo
A prefeitura alega que tudo será custeado por dinheiro captado pelos incentivos do Fundo Social e da Lei Rouanet. A árvore do ano passado custou R$ 500 mil, mas só tinha 26 metros de altura. O pacote inclui a construção do palco onde o cantor Andréa Bocceli irá se apresentar. E imaginar que essa árvore ficará de pé só durante final de 2009 e início do 2010... o espírito natalino saiu caro.
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Diálogo curto
- Aí o estagiário de Itaipu perguntou ao seu chefe: "Se eu apertar este botão o que acontece?"
- Aí disseram para o estagiário de Itaipu: "Quando sair apague tudo".
- Aí Madona (naturalmente em inglês) pediu ao seu namorado: "Apaga a luz, Jesus!"
- Nota oficial da Uniban: "A causa do apagão foi um curto".
Turismo ainda capenga
Pobre Lampião
Infelizmente, o Lampião ainda não chamou a atenção. Talvez porque não renda tanta visibilidade. Vale lembrar, e alertar, que áreas ao lado da estrada já foram desmatadas e pit bulls colocados para fazer guarda. Não preciso dizer mais nada, não é?
Convido os envolvidos, direta ou indiretamente, a se manifestar!
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Mais greve
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Tratamento difícil
Visibilidade
Andrino abraça candidatura de Requião à presidência
Requião candidato dá fim ao constrangimento para a construção de diferentes alianças regionais, pois o PMDB não vai a reboque. Cada estado estaria em condições de construir seu melhor palanque para a campanha do atual governador do Paraná, que já manifestou intenção de disputar as duas últimas eleições presidenciais. Andrino conversou por telefone com Requião nesta quarta-feira, e assumiu compromisso de trabalhar pelo convencimento dos colegas de bancada e levar o assunto ao diretório estadual.
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Bomba
Vieira perdeu a secretária, dois assessores e o motorista. O veículo oficial também foi sacado. Indignado, o brizolista vê o ato como uma represália. “Ele não quer que eu exerça a função de vice, mas vou continuar trabalhando”, disse ele, que não esconde mais as críticas à administração de São José e à própria família Berger. Em seu blog, a artilharia é pesada.
Trata-se de mais um efeito colateral de uma relação que deixou de ser estável após a eleição. Desde então, chega a ser pior que a de governo e oposição.
A alteração de regimento aprovada pela Câmara foi encarada pela oposição como manobra inconstitucional para evitar a transferência de cargo ao vice, diante a uma viagem do prefeito.
Foi o suficiente para escancarar uma grave crise entre os dois.
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Mordido
Mistério
domingo, 8 de novembro de 2009
Imbituba está na elite do futebol catarinense
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Zona Azul
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Cadê o marisco?
A organização da Marifest poderia ter caprichado nos pratos a base de marisco durante o lançamento. Nem parece que Palhoça responde por 50% da produção nacional. São 183 maricultores que produzem seis mil toneladas por ano de marisco (mexilhão) e dois milhões de ostras anuais.
O senhor dos anéis
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Urucubaca
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Encontros e desencontros

A chegada da comitiva do governador Luiz Henrique (PMDB) e do prefeito Dário Berger (PMDB) teve a recepção do senador Raimundo Colombo e vice-governador Leonel Pavan (PSDB). Só faltou um pré-candidato, o presidente estadual do PMDB, Eduardo Pinho Moreira, cujos movimentos de aproximação com o PT não teriam agradado LHS.
O encontro entre LHS e Pinho chegou a acontecer, segundo o colega Moacir Pereira. Durou apenas 30 minutos. O presidente do PMDB fez um relato de seus contatos com Michel Temer em Brasília e do crescimento da tese de candidatura própria à Presidência da República. Moreira viaja nesta terça-feira a Brasilia, onde terá reunião com a bancada federal do PMDB.
Foto: James Tavares/Secom
Não se engane

terça-feira, 20 de outubro de 2009
Olimpíadas no Iraque
Os fugitivos


PMDB e PT selam aliança nacional sem ouvir líderes do Sul do País

Fecam
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Valeu aguentar as dores
Mello, que no mesmo dia retorna para a presidência da Alesc, aguentou firme a intensa dor e as febres altas dos últimos dias. Mas valeu à pena. Está eleito deputado federal, depois que teve a interinidade talvez mais veiculada da história do Estado, após o palanque em que estava desabar, em Campos Novos.
Recuaram
A proposta de reduzir os adicionais de procuradores continua de pé. A Casa pretende levar à plenário ainda este mês.
domingo, 18 de outubro de 2009
Excursões
Paella (foto)
A “Paella do Ronério” reuniu, sexta-feira, em sua casa, os integrantes da comitiva para a Costa Rica. Entre eles o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Onofre Agostini, o cônsul da Costa Rica em Santa Catarina, Rolando Coto Varela, os prefeitos de São Pedro de Alcântara, Ernei Sthalein, e de Paulo Lopes, Evandro João dos Santos. Nada parece atrapalhar o sossego de Ronério Heiderscheidt. Nada mesmo.
Atenção
A prefeitura da Capital poderia estudar manter os semáforos da Capital funcionando normalmente durante os finais de semana, depois da meia-noite, quando ficam intermitentes. Pelo menos nas sextas-feiras e sábados. Digo isso porque é justamente nesses dias que o movimento noturno aumenta na mesma medida que o álcool no sangue dos motoristas.
Lamentável
O acesso para o Maciambu Pequeno, em Palhoça, está praticamente inacessível, dada a quantidade de buracos e lama acumulada. Um lugar tão bonito e bucólico não merecia tal desprezo das autoridades.
Zona Azul
Os funcionários da Zona Azul, na Capital, não trabalharam no sábado e ameaçam continuar com os braços cruzados nos próximos dias. Efeito do projeto de lei que propõe a privatização do serviço. Temem perder os empregos.
Horário
No próximo dia 5 de novembro acontece audiência pública para discutir a padronização dos horários de funcionamentos dos bares e boates de São José. Os vereadores são favoráveis ao regramento, mas a posição do Executivo ainda não foi confirmada.
USJ
Alunos da USJ continuam inconformados com o fato da escola não ter uma nova sede, com melhor infraestrutura. Preparam um abaixo-assinado exigindo melhores instalações.
Giassi
Na próximo quinta-feira, a segunda maior rede de varejo de Santa Catarina, a Giassi e Cia Ltda, abre na Palhoça sua 10ª loja Giassi Supermercados. A nova estrutura contará com 5.200 m² de área de vendas, 37 checkouts, 300 vagas para estacionamento e 20 lojas de apoio prestadoras de serviços, em área construída de 22 mil m². A obra será a quarta maior loja da rede e estará integrada ao Shopping Via Catarina que tem inauguração prevista para o primeiro semestre de 2010.
Ave de arribação
Se a campanha do deputado Edson Andrino (PMDB), de estimular o voto nos candidatos da Grande Florianópolis, vingar, vai dar mesmo o que falar.
Afinal, parece que os paraquedistas aterrissam por todos os lugares, não só na região da Capital. Parece que os candidatos daqui também cruzam suas fronteiras. Por isso o assunto é tratado com cuidado por alguns parlamentares. O deputado Círio Vandresen (PT) apoia o movimento. “A região de Florianópolis sempre foi encarada como “terra de ninguém”.
Zona Azul
Ironia
O colega Cláudio Prisco captou bem o sentimento do PMDB. “Para dirigentes peemedebistas, PSB não quer dizer Partido Socialista Brasileiro, mas Partido dos Senhores Berger. O presidente do PSB catarinense é o prefeito de São José, Djalma Berger”.
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Oposição
O progressista disse que irá fazer oposição a proposta de privatização.
Privatização da Zona Azul



Os funcionários da Zona Azul acordaram sexta-feira com a notícia de que o sistema pode ser privatizado pela prefeitura e pararam as atividades. O ND deu a matéria do projeto de lei na frente da concorrência impressa, que deu o assunto apenas em forma de nota. Dezenas de agentes estiveram em frente à Camara protestando. Depois saíram pelo centro da cidade fazendo um apitaço.
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Maricota Jackson

Não pegou bem entre os organizadores da UFSC, afinal, para os pesquisadores, não há açoriano negro. O caso foi parar na delegacia, onde um BO foi registrado por suposto racismo. “A Maricota, que tinha o nome de Anastácia, acabou virando Michel Jackson”, comparou Décio, que trabalha na Cultura da prefeitura e fez a queixa na delegacia. Até ontem, a “Maricota Jackson” ainda podia ser vista na praça central, desolada
Armado até os dentes
Médico queria que Jorginho Mello repousasse nos próximos 15 dias...
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
"Quando vi tava no chão"




O governador interino, Jorginho Mello (PSDB), sofreu acidente logo no dia de Nossa Senhora Aparecida, de quem é devoto. Parece que foi ela mesmo que protegeu o deputado. “Quando eu vi tava no chão”, disse ele, por telefone. Ele caiu de uma altura aproximada de dois metros e sofreu fissura no joelho, em Campos Novos. Acima, alguns registros do fato que correu o Brasil. Vários veículos nacionais noticiaram o acidente.
Governador interino sofre acidente
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
LHS na Acif
A Semana do Empresário começou no sábado (19) e vai até sexta (25) com uma agenda de inclui uma série de eventos, entre eles, a reunião semanal da Diretoria Executiva. A palestra irá ocorrer a partir das 19h30, na sede da Regional Sul da ACIF.
Reclama com o Pena
Segundo Basso, que é superintendente da Floram da Capital, havia uma corrente contra a sua recondução, mas a ordem agora é a conciliação. “Se alguém quiser reclamar deve remeter-se diretamente à Executiva Nacional. Fui mantido na presidência porque sou o segundo verde com maior votação na história do partido”, destacou ele.
O PV, que hoje conta com cerca de cinco mil filiados no estado, aproveita a onda Marina Silva para impulsionar as filiações. “Milhares de pessoas tem procurado a sigla, não só para filiar-se, mas também para tocar o partido”, ressaltou ele.
A meta do PV, segundo ele, é eleger dois deputados estaduais e um federal, puxados pela votação da mais ilustre verde Marina Silva, provável candidata à presidência. A primeira reunião da nova direção será nesta quarta-feira.
Novela mexicana
Ficou indignado
O vice-prefeito João Batista Nunes informou que Florianópolis passaria para o 12º com a tarifa cobrada nos cartões, usados por mais de 80% da população.
O transporte coletivo da Capital movimenta nos dias úteis, em média, 220 mil pessoas, o que totaliza 5,7 milhões de passageiros por mês.Segundo o G1, São Luís (MA) tem a tarifa mais barata entre as demais capitais: R$ 1,60.
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Solução para o trânsito da Capital...

O Amphibus atinge, em terra, a velocidade de 112 km/h; que, na água, sua capacidade é bem reduzida e ele trafega no máximo a 20 km/h. Até agora, foi feito apenas um lote do produto e o preço do mesmo já está definido: 280 mil libras esterlinas (cerca de R$ 905 mil).
Conferência Municipal do PCdoB
Na semana Nacional de Trânsito Florianópolis é o foco
A iniciativa reunirá autoridades, profissionais liberas, estudiosos sobre o assunto e empresários, que discutiram com especialistas ligados à administração e operação de rodovias do Brasil e do Exterior os temas: sinalização e segurança, exploração da faixa de domínio, mobilidade, atendimento ao usuário, novas tecnologias, gerenciamento de risco e infraestrutura nacional.
O tema vem à tona no momento em que inúmeras concessões são liberadas para empresas em todo o Brasil
Com fim do diploma, curso promete formar jornalista em 45 horas
“A queda da obrigatoriedade do diploma continua incentivando o surgimento de maus profissionais. Depois dos concursos sem exigência do diploma, agora há um site na internet oferecendo um curso completo de jornalismo online em apenas 45 horas, ou seja, menos de dois dias corridos. Um verdadeiro curso caça-níqueis”, manifestou o Sindicato dos Jornalistas do Ceará em seu site. O supervisor de atendimento da empresa, Luiz Henrique Campos, defende o curso, afirmando que os alunos formados “têm todas as condições para trabalhar com jornalismo online”.
Campos explica que a duração de 45 horas é apenas uma estimativa, que varia de acordo com o interesse do aluno. Diz ainda que existe um professor disponível para tirar todas as dúvidas e ressalta a facilidade do curso totalmente online, que pode ser feito em qualquer horário, de qualquer lugar.
Sobre a qualidade, afirma que o curso existe desde 2003 e existem ex-alunos trabalhando na área. "Principalmente agora que não precisa mais do diploma”.
Fonte: Comunique-se
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Pedido de desculpas
O blog sempre foi meu terceiro turno, atualizava no meio da tarde, entre uma matéria e outra, à noite, mesmo aos trancos e barrancos, sempre tinha coisa nova. O problema é que agora a coisa piorou. Tenho muita, muita coisa pra fazer antes de dar atenção ao blog. Portanto, reafirmo a vontade de voltar a atualizar com frequência, só me falta tempo e energia, pois quando chego em casa só quero berço. Contudo, o blog é algo que fiz sem pensar em qualquer grande repercussão e acabou dando certo. Portanto, tenho muito carinho por este espaço, principalmente pelo retorno que tive das pessoas.
Farei das tripas coração, mas volto a atualizar o blog com mais carinho assim que organizar meu tempo.
Enquanto isso, não deixem de colaborar com sugestões de notas, fotos, bastidores sobre essas cidades para as minhas colunas - jornalistatolentino@yahoo.com.br. :)
Meu tel é: 48 99776336
Obrigado
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Portal Transparência da prefeitura da Capital
O projeto obriga a divulgação no sítio eletrônico da prefeitura: das portarias e decretos, questões relativas às obras públicas e privadas licenciadas, informações sobre o transporte público, transparência na execução orçamentária e financeira, licitação, contratos e gastos com passagens e diárias, entre outras.
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Câmara vota projeto que cria Conselho de Política Cultural
Tal encaminhamento foi dado nesta quarta-feira, em reunião na Câmara, envolvendo a direção da Fundação Franklin Cascaes e o Fórum Cultural de Florianópolis. Deliberou-se pela apreciação e votação da matéria em regime de urgência de forma que, em havendo plena concordância das partes diretamente interessadas, a matéria passe pelo Legislativo e seja sancionada sem vetos pelo prefeito Dário Berger antes da realização da Conferência Municipal de Cultura, dias 2 e 3 de outubro.
O projeto atribui ao Conselho elaborar e acompanhar a execução do Plano Municipal de Cultura a partir das orientações aprovadas na Conferência Municipal de Cultura, bem como emitir parecer sobre o reconhecimento de instituições culturais públicas e ou privadas, mediante aprovação de seus estatutos ou regimentos. Será também sua atribuição cooperar na defesa e conservação do patrimônio cultural material e imaterial do município, sugerir ou organizar campanhas com o objetivo de incentivar ou desenvolver a cultura municipal, e acompanhar e fiscalizar a implementação das políticas, programas, projetos e ações do poder público municipal.
O Conselho será composto por 30 membros, dos quais 15 designados pelo prefeito e os demais eleitos na Conferência Municipal de Cultura. Os indicados pelo prefeito serão escolhidos dentre personalidades de reconhecida representatividade na vida cultural da cidade, com ao menos um representante de cada uma das seguintes áreas: teatro, dança, audiovisual, música, artes visuais, patrimônio cultural, humanidades e arte popular. A lei que criou o Conselho Municipal de Cultural é a 2.639, de 1987. Porém, só agora é que está ganhando sua regulamentação e efetiva aplicação.
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Cai popularidade de Lula
Segundo a CNT/Sensus, a atuação do presidente Lula diante da crise do Senado, o envolvimento da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, na crise da Receita Federal e a gripe suína foram os principais fatores da queda na avaliação do governo e de Lula.
Fonte: G1
Revista Metrópole
LHS defende Código Ambiental em Brasília
O governador catarinense destacou a necessidade de aumentar a liberdade para que as gestões locais possam estabelecer suas próprias regulamentações. Neste contexto, citou os exemplo do Código Ambiental Catarinense que, segundo ele, foi elaborado com base local, sem concorrer com o código federal. Na definição de LHS, o projeto foi feito para proteger o meio ambiente, de acordo com os interesses do estado.Na abertura do evento, o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB/SP), assinou o ato de criação de uma comissão especial para unificar em um único projeto de lei todas as propostas de legislação ambiental em tramitação na Casa. "São dezenas e dezenas de projetos, que levariam anos para serem apreciados, mas precisamos editar normas que pacifiquem de uma vez a questão ambiental no País", ressaltou Temer.
Para Valdir Colatto, a medida garantirá agilidade a tramitação das matérias, como a do Código Ambiental Brasileiro.Segundo o deputado catarinense, o projeto estabelece as diretrizes gerais sobre a política nacional do meio ambiente, cabendo aos estados legislar sobre suas peculiaridades. "A Constituição já determina à União estabelecer as linhas gerais e os estados elaborarem as leis específicas dentro de suas características. Porque, na prática, quem executa a proteção ambiental são os estados e municípios, não é Brasília que decide se irá desmatar mais ou menos”, defende o parlamentar.
Reportagem: Natália Viana/Notícias do Dia
Prefeitos cobram posição de LHS
Nos bastidores, fala-se em uma oportunidade dos prefeitos cobrarem de LHS a mesma posição que está sendo reivindicada pela bancada estadual: quando Luiz Henrique deixará o governo, se haverá renúncia ou licença e, sobretudo, em que condições o vice Leonel Pavan vai substituí-lo.
A bancada federal também tem manifestado, em reuniões e conversas políticas, uma certa inquietação em relação à data de saída do governador.
Por coincidência, a reunião acontece justamente durante a ausência do vice-governador, Leonel Pavan (PSDB), que está em viagem oficial na Espanha.
Debate para definir Política Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação
O reitor da UFSC, Alvaro Prata, confirmou presença no evento. Maria da Glória Archer, viúva do homenageado (falecido em 1996), já confirmou presença na cerimônia. Uma vez inaugurado o Centreventos, ele sediará a instalação do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Conciti), às 10hs. Em sua primeira reunião, o Conciti vai discutir a proposta de Política Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação, elaborada após uma consulta às instituições que compõem o segmento de desenvolvimento, pesquisa e financiamento de produtos e processos inovadores, entre elas as representadas no Conselho Superior da Fapesc.
Aulas são suspensas
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Carro na frente dos bois
Reféns
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Chiodini é o deputado mais jovem do Parlamento catarinense

Foto: Eduardo Guedes de Oliveira/Alesc
Deixa solto?
A criação de uma comissão integrando ambas as partes chegou a ser ventilada.
Aliança entre PMDB e PT não é impossível, diz prefeito Dário Berger
A aproximação do PMDB com o PT também foi assunto na reunião, claro. O deputado acha que, antes de fazer vôos solo, é necessário consultar os partidos da tríplice aliança. “A verticalização acabou. Defendo a manutenção deste grupo”, disse o parlamentar.
Pinho, pelo visto, não é totalmente contra a verticalização. Nega que a aproximação teria existido, mas disse que uma hora ou outra o PMDB teria de falar com o PT, dado o cenário nacional.
“Nós aceitamos a aliança com o PMDB, desde que a Ideli seja a nossa candidato ao governo”, disse o líder do PT na Assembléia, deputado Dirceu Dresch, que também não confirmou qualquer encontro oficial entre os dois partidos.
Ressureição: a vida política pós Moeda Verde
Falou ainda em fazer um jornal contando algumas coisas.... Só depois disso tudo que irá decidir se vai a deputado estadual ou aguarda para voltar à Câmara de Vereadores. “Ando nas ruas e a população pede que eu volte”.
Mais uma garfada

Figura
Câmara aprova projeto que pune a discriminação sexual em Florianópolis
O projeto estabelece, em seu artigo 1º, que “a cidade de Florianópolis, por sua administração direta e indireta, reconhece o respeito à igual dignidade da pessoa humana em todos os seus direitos, devendo para tanto promover sua integração e reprimir os atos atentatórios a esta dignidade, especialmente toda forma de discriminação fundada na orientação, práticas, manifestação, identidade e preferências sexuais exercidas dentro dos limites da liberdade de cada um e sem prejuízos a terceiros”.
As penalidades previstas para os que praticarem atos de discriminação ou qualquer outro atentatório aos direitos e garantias fundamentais da pessoa humana vão da advertência, multas de 150 e 450 UFIR, rescisão de contrato, convênio, acordo ou qualquer modalidade de compromisso celebrado com a administração pública direta ou indireta, suspensão da licença municipal para funcionamento por 30 dias e cassação definitiva da licença municipal para funcionamento.
Ao defender seu projeto, que disse não ser apenas seu mas de todos os vereadores, de todos os partidos, Tiago Silva disse que Florianópolis tinha uma dívida com a comunidade gay. Após lembrar que a cada três dias um homossexual é assassinado no Brasil, Tiago homenageou o jornalista Norton Baptista da Silva, assassinado dia 15 de julho de 1989. O crime permanece sem solução até hoje. Manifestaram-se também, todos destacando a “sessão histórica” e a mobilização do movimento GLBTS, que em tempo recorde aprovou a matéria. O presidente da Câmara, vereador Gean Loureiro (PMDB) destacou a forma “ordeira e educada, feita com pressão legítima”, do movimento GLBTS.
domingo, 30 de agosto de 2009
Ele não estava na ilha de Lost. Belchior apareceu

O desaparecimento do cantor foi um prato cheio para as brincadeiras da internet. Na imagem acima, ele aparece da direita para a esquerda integrando o grupo do seriado Lost...
Desculpas
Marina Silva agora é verde

“Não foi fácil chegar até aqui. Tenho 30 anos de militância no PT, e neste tempo realizamos muitas coisas boas”, lembra Marina, apontando também seus objetivos no PV. “Não venho com a ilusão de um partido perfeito, mas de que homens e mulheres de bem podem aperfeiçoar as instituições”.
Sobre um suposto embate com a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), que teria motivado sua saída do PT, Marina disse que "a sociedade tem visões diferentes sobre essa questão do desenvolvimento sustentável e isso ocorre também dentro do governo. Não vou me colocar de vítima da ministra Dilma".
Encontro de Segurança Alimentar e Nutricional
O objetivo do evento é reunir as contribuições dos Conseas estaduais para o Encontro Nacional: 3ª Conferência. As avaliações e encaminhamentos resultantes do evento subsidiarão o Encontro Nacional, que será realizado nos dias 29, 30 de setembro e 1º outubro em Brasília.
Revista Metrópole
Parada da Diversidade terá pesquisa de demanda turística
A quarta edição da Parada da Diversidade de Florianópolis, marcada para o dia 6 de setembro, véspera do feriado da Independência, deve atrair cerca de 60 mil pessoas de várias cidades do Brasil. Para avaliar o potencial do mercado GLS no município, a Associação de Empreendedores GLBTS (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros) de Santa Catarina, promotora do evento, vai pesquisar hábitos de consumo dos turistas participantes da programação na avenida Beira-mar Norte.
O objetivo do censo, segundo o presidente de honra da AEGLBTS, vereador Tiago Silva (PPS), é fazer o acompanhamento anual do crescimento do evento e avaliar sua contribuição como indutor de turismo para Florianópolis. “Está comprovado que o consumidor homossexual gasta o dobro que o heterossexual. A pesquisa pretende mostrar que o mercado GLS é uma boa oportunidade de negócio”, afirma.Para Tiago Silva o mercado voltado para esse público é ainda pouco explorado, principalmente pelo preconceito em relação aos homossexuais e pela falta de informação por parte dos empresários, que desconhecem o potencial do setor.
Cita o exemplo da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, que hoje é considerada a maior do mundo e que atualmente representa, segundo os organizadores do evento, um incremento de R$ 189 milhões para a economia do município apenas num final de semana. “A primeira Parada de São Paulo reuniu 2 mil pessoas. Hoje ela é o segundo maior evento em arrecadação na capital paulista, perdendo apenas para a Fórmula1”, justifica o vereador e militante do movimento GLBT.
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Prefeito Djalma defende cidade digital
Para o Prefeito Djalma Berger, “a implantação da Cidade Digital trará uma série de benefícios para a população, como a inclusão social, ampliando as oportunidades de emprego, renda e conhecimento, além de agilizar e qualificar os atendimentos nos serviços públicos municipais. O referido projeto deverá romper com o “apartheid” digital a que a grande maioria da população está submetida. É hora de socializarmos o conhecimento e a informação".
10 anos do Parque Unipraias: Pavan recebe homenagem
Localizado na praia de Balneário Camboriú, o complexo turístico busca inovar sempre trazendo novas atrações para atender seus visitantes. É o único do mundo que liga duas praias, Central e Laranjeiras, através de 47 bondinhos. Ocupando uma área de 202.000 m2 em meio à Mata Atlântica, sendo 132.00 m2 de preservação ambiental, suas atrações incluem parque ambiental, parque de aventuras e o trenó de montanha Youhooo!. Em dez anos, o Unipraias recebeu mais de quatro milhões de visitantes.
TCE
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Coluna de Palhoça
Estréio na próxima sexta-feira uma coluna no jornal Notícias do Dia de Palhoça, dentro do projeto de regionalização do veículo. É mais um desafio que encaro animado e orgulhoso pelo convite. Mas só poderei fazer uma coluna identificada com a cidade com a ajuda das fontes, das pessoas que moram lá e vivem diariamente Palhoça. Passarei a circular mais pelo município e conto com a ajuda de vocês. Meu e-mail é jornalistatolentino@yahoo.com.br. Espero suas sugestões de nota.
terça-feira, 25 de agosto de 2009
Prospectando
O prefeito Djalma Berger, que preside o PSB em Santa Catarina, apresentou aos visitantes um projeto ousado que visa eleger uma quantidade expressiva de deputados estaduais e federais de sua sigla, conforme nominata apresentada durante a reunião.
O PMDB praticamente fechou aliança com o PSB em 2010, mas também namora outros partidos. Caso a tríplice aliança não se mantenha, quer garantir uma chapa forte e isso inclui a possibilidade de uma dobradinha com o PT. O próprio Djalma sugeriu a aproximação com o Partido dos Trabalhadores.
Foto: divulgação
Gilson dos Santos pode disputar uma vaga na Alesc pelo PP, garante o futuro novo conselheiro Julio Garcia
Elizeu Mattos não deve acompanhar votação de projeto que cria piso regional em SC
Apesar do carinho de Pavan, Mattos garante o fim de sua liderança no governo com o tucano assumindo a administração de Santa Catarina, em 2010.
PMDB pede retirada do projeto de municipalização do ensino fundamental
Sabe como o projeto é polêmico, já que professores e diretores de todo o estado argumentam não ter estrutura para absorver a nova responsabilidade.
Conflito interno na Fiesc
Culpam o presidente Alcantaro Corrêa por não ter participado do processo de construção do projeto. Não participou das reuniões junto ao Governo do Estado para a criação do projeto do piso.
Relato
Bala perdida no Senado
Perigo continua depois da duplicação
Nildão na presidência do diretório municipal do PT
Eduardo Moreira encontra lideranças em Brasília
Eduardo Moreira, acompanhado do presidente de honra da sigla, Casildo Maldaner, e do secretário geral, Renato Hinnig, almoçou com os deputados federais João Matos, Edinho Bez, Acélio Casagrande, Valdir Colatto e com o senador Neuto de Conto. Os parlamentares reforçaram apoio ao projeto do partido em Santa Catarina de ter candidato nas eleições de 2010.
Pinho, acompanhado do senador Neuto de Conto, esteve também com o senador Raimundo Colombo, onde conversaram mais uma vez sobre a necessidade de manter a unidade da tríplice-aliança. Eduardo disse que existe hoje uma simpatia recíproca entre ele e o senador democrata.
É interessante como agora todos pré-candidatos tem simpatia entre si. Quero ver na hora do pega pra capar!
Neuto De Conto comemora a Universidade da Fronteira Sul
A nova universidade terá sede em Chapecó e contará com cinco campi, em Cerro Largo (RS), Erechim (RS), Laranjeira do Sul (PR), Realeza (PR) e Chapecó (SC). “Esta Universidade atenderá 396 municípios e 4 milhões de pessoas trazendo integração e desenvolvimento para a mesorregião da grande fronteira do Mercado Comum do Sul – Mercosul”, afirmou o senador Neuto De Conto.
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Florianópolis vai sediar evento internacional sobre gestão universitária
Em 2006 foi realizado em Blumenau, com o tema “Mudanças e Perspectivas na Gestão Universitária”, reunindo um público de 224 estudiosos e com 150 apresentações de trabalhos. No ano seguinte foi a vez de Mar del Plata, Argentina, reunir 260 participantes e apresentar 156 trabalhos. Em 2008 o Colóquio aconteceu em Asunción, Paraguay, com 352 presentes e 80 apresentações de trabalhos.
Neste ano, a equipe do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da UFSC, que organiza o evento, estima reunir um público de 500 pesquisadores oriundos das diversas regiões do Brasil, da Argentina, do Paraguai e, também, do Uruguai.
Na programação do IX Colóquio as comunicações científicas serão apresentadas na seqüência dos painéis temáticos dando fluidez ao debate. Os melhores trabalhos serão publicados em revistas científicas. Ainda estão previstas atividades culturais, lançamentos de livros e espaços de interação.
Redução de jornada mobiliza lojistas de SC em Brasília
Ministério Público investiga a Turma da Mônica

Esperança no início no túnel..?
.jpg)
A previsão do DNIT é finalizar as obras de duplicação até o final de 2010 com exceção de três obras especiais: os dois túneis do Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis, o túnel do Morro do Formigão, em Tubarão, e a Travessia de Laguna, só devem ficar prontas daqui a três anos. Hoje, a rodovia conta com 125 quilômetros duplicados, de um total de 248,5 até a divisa com o Rio Grande do Sul.
Nesta segunda-feira, o DNIT promoveu uma caravana que levou empreiteiras, autoridades e jornalistas a percorrer os 248 quilômetros da rodovia entre Florianópolis e Passo de Torres, na fronteira Sul do Estado. Em cada trecho, engenheiros das empresas contratadas para a execução das obras davam explicações sobre o andamento dos trabalhos.
O chamado lote 22, entre a capital e o Rio da Madre, na divisa de Palhoça com Paulo Lopes, é considerado o ponto com maior atraso.
A confirmação de mais um adiamento na previsão de conclusão foi feita pelo diretor-geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot, que veio de Brasília participar da operação. Para ele, exigências ambientais acabaram criando percalços que não estavam nos planos. “As empreiteiras tem exigido capital de giro. Mas estamos pressionando para que os novos prazos sejam cumpridos”, disse. A senadora Ideli Salvatti, que acompanhou a caravana ate Araranguá, garantiu que os repasses tem sido feitos rigorosamente em dia pelo Governo Federal as empresas.
Foto: MafaldaPress
domingo, 23 de agosto de 2009
Comitiva faz vistoria nas obras de duplicação da BR-101
A delegação percorrerá de ônibus todo o trecho catarinense da duplicação de Palhoça a Passos de Torres, sendo que em cada lote da obra, acontecerá uma avaliação “in loco”, onde os engenheiros das empreiteiras e técnicos do DNIT farão o detalhamento das obras de duplicação.
Segundo o deputado Vignatti, essa ação é fundamental para agilizar a conclusão da duplicação e prestar contas a sociedade sobre os investimentos do governo federal e sobre o andamento das obras. “A presença do diretor do DNIT, Pagot, será fundamental para que as obras da duplicação sejam agilizadas e que a população catarinense possa contar com o traçado concluído na próxima temporada de verão, uma vez que, a duplicação da BR 101 será fundamental para o fomento do turismo nas regiões”, disse o deputado.Durante a vistoria, a comitiva participará do ato de assinatura do contrato e ordem de serviço para execução do Projeto Executivo da Ferrovia Litorânea, na Câmara de Vereadores de Imbituba.
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Adesão tucana em SJ
Prefeito Dário não usa álcool em gel
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Novo álbum de figurinhas da Alesc??
A Assembléia Legislativa acaba de lançar o álbum de figurinhas dos deputados catarinenses??? Qual seria a figurinha mais difícil de encontrar? As crianças vão querer trocar entre si? Vão jogar bafo? Não, isso é jogo de gente grande, os pais vão alertar.
Dizem que as mais disputadas são de alguns suplentes, por só aparecerem de forma pontual na Casa, nos rodízios, de vez em quando. O resto é figura fácil. Aliás, muitos são verdadeiras figuras.
Claro que é pura brincadeira. Trata-se de uma galeria de fotos usada pelo setor de fotografia da Alesc para guiar-se na hora de nomear as imagens.
Mas uma coisa provou-se. Mesmo bem vestidos e elegantes, a galeria não nega que foto 3x4, com raras exceções, não deixa mesmo muita gente bem na foto... Ninguém gosta de mostrar a foto da identidade. Eu, por exemplo, não faço questão. É feia pacas.
Botoneiras nos semáforos
PP em busca do nome. Quer renovação ou volta a apostar na experiência e peso da família Amin?
Caso não alcance essa fórmula serão os 293 diretórios municipais que irão decidir. “Não será a cúpula que tomará a decisão, mas as bases”, garante ele, que no início da semana conversou individualmente com cada um dos pré-candidatos.
São 45 membros em cada diretório, mais de 13 mil líderes para respaldar a candidatura, mas o próprio Ponticelli já dá um palpite que derruba a família Amin. “A tendência é o partido optar pela renovação. Uma cara nova. Mas não estou reduzindo a importância da deputada”, avaliou ele. Nem pode. A ex-prefeita encabeçou a última pesquisa Datafolha sobre intenção de voto ao governo do estado e as bases não parecem ter esquecido da família Amin.
Ademir Arnon é reconduzido ao comando da ACI

Para ele, pluralidade e interiorização são as bases do crescimento da ACI, que hoje experimenta importante crescimento de valorização e visibilidade junto à sociedade catarinense.