quinta-feira, 4 de junho de 2009

Pesquisador brasileiro que participa de projeto da Nasa ministra palestra na UFSC sobre ´Arqueologia Cósmica`

Em janeiro desse ano foi anunciada durante a 213ª Reunião da Sociedade Astronômica Americana, em Long Beach, Califórnia (EUA), a detecção de um sinal cósmico misterioso, em frequências de rádio. A equipe de pesquisadores chegou ao sinal quando realizava medidas do céu em micro-ondas, à procura da energia emitida pelas primeiras estrelas que se formaram o Universo, a Radiação Cósmica de Fundo.

Carlos Alexandre Wuensche, da Divisão de Astrofísica do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), um dos pesquisadores brasileiros que participou do experimento da Nasa, estará na UFSC no dia 15 de junho, para uma palestra integrada às comemorações do Ano Internacional da Astronomia. ´Arqueologia cósmica com a Radiação Cósmica de Fundo em Micro-ondas` é o tema do encontro que será realizado a partir de 19h, no auditório da Reitoria da UFSC. “A Radiação Cósmica de Fundo é a mais antiga fonte de observação direta do Universo de que dispomos e uma evidência sólida de que o modelo do Big Bang é a melhor descrição do processo de criação do Universo”, adianta Carlos, que há vários anos estuda os “ruídos” do universo.

Segundo ele, a partir das propriedades medidas da Radiação Cósmica de Fundo (sua temperatura, distribuição angular no céu e grau de polarização) é possível extrair informações sobre as características do Universo muito jovem. Papinho meio complicado, mas curioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário