quinta-feira, 4 de junho de 2009

Vendas da indústria catarinense caem 9% em abril

As vendas da indústria catarinense recuaram 9% em abril ante o mesmo mês de 2008, e 6% no acumulado do ano, divulgou a Federação das Indústrias (FIESC) nesta quinta-feira (04).
De acordo com o levantamento, realizado com 200 médias e grandes empresas, no acumulado de janeiro a abril deste ano os setores que mais registraram queda no faturamento real (já descontada a inflação) foram o de produtos metálicos (-32%), cristais e vidro (-31,1%), metalurgia básica (-25,1), produtos de madeira (-16,5%), veículos automotores, carrocerias e autopeças (-16,3%), artigos de plástico (-15,3%) e produtos químicos (-13,4%). Entre os segmentos que apresentaram crescimento estão o de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (10%), confecções e artigos do vestuário (7,1%) e móveis (5,6%).

Para o diretor de relações industriais e institucionais da FIESC, Henry Quaresma, a queda nas vendas e nas horas trabalhadas refletem o cenário econômico atual. As empresas têm adotado medidas como férias coletivas e redução da jornada de trabalho devido à retração na demanda. "Embora as perspectivas para o segundo semestre sejam melhores, devido à demanda interna, os indicadores mostram que neste momento a indústria ainda sente o impacto da crise", diz. "Hoje, ao mesmo tempo em que surgem notícias positivas sobre o desempenho de algumas empresas e setores, seguem surgindo também dados negativos", acrescenta.

Na comparação abril de 2009 com abril de 2008 também houve queda nas horas trabalhadas (-10%), refletindo a redução de jornada adotada pelas empresas para ajustar a produção à demanda. A massa salarial teve queda de (-3,7%) e a utilização da capacidade instalada passou de 84,1% para 80,6%

Nenhum comentário:

Postar um comentário