terça-feira, 2 de junho de 2009

Mobilidade e futuro

Na semana passada, o vereador Dr. Ricardo (PCdoB), interrompeu a coletiva de imprensa do prefeito Dário Berger (PMDB) para contribuir com o debate em torno da mobilidade. Na ocasião, o prefeito estava anunciando uma série de obras para o sistema viário de Florianópolis, entre as quais o túnel subaquático ligando a Ilha ao Continente. A coletiva acabou sendo também uma resposta ao estudo que colocou Florianópolis como a segunda pior cidade do mundo em mobilidade. “Só isso não mudará o cenário. É preciso também pensar a região metropolitana, usar o transporte coletivo aquático e trazer os serviços e o trabalho mais para perto das pessoas, para evitar o deslocamento”, defendeu o vereador.
O parlamentar tem razão. É uma questão de pensar a região como um todo. Se meu emprego e os serviços básicos ficam perto da minha casa eu nao preciso me deslocar tanto. O fato de tudo estar na Capital e alguns bairros serem muito distantes do Centro complica o meio de campo.. a Copa do Mundo que o diga...

Os prefeitos da região precisam parar para refletir sobre este último fracasso e parar de tentar achar culpados, pois daqui há alguns anos vamos precisar de mais dois túneis e mais duas pontes ligando o Continente.

Não entendo nada de planejamento urbano. Não sou engenheiro, nem gestor. Mas será que é pedir demais ter um transporte coletivo aquático em uma ilha? Será que boa parte dos carros e das pessoas não poderiam deslocar-se para o Continente e outros bairros distantes pelo mar?
Parece que há mesmo falta de vontade política. Não pode ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário