segunda-feira, 8 de junho de 2009

Internet nas campanhas políticas

A Câmara dos Deputados deve iniciar nesta terça-feira um debate sobre a utilização da rede mundial de computadores em campanhas políticas no Brasil. A proposta é do deputado Flávio Dino – PC do B-MA – e defende que a Internet seja liberada totalmente durante o processo eleitoral. A partir da mudança, os candidatos poderão interagir também pelas mídias sociais, como blogs, Twitter, Orkut e YouTube. Seria um passo na direção de uma campanha como a do democrata Barack Obama, ao longo das últimas eleições presidenciais nos Estados Unidos. E é de olho nessa experiência americana que políticos brasileiros apostam suas fichas para chegar mais perto dos milhões de eleitores online.

Por força da lei, atualmente a presença online de uma campanha se resume a um único endereço. A regra é estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral e limita a utilização dos recursos da Web já de amplo domínio dos brasileiros. De acordo com Moriael Paiva, diretor executivo de criação da Talk Interactive e especialista em campanhas online, mesmo com rígido controle, já há exemplos práticos no Brasil de como a Web pode ser fundamental em uma disputa. “Um deles foi a campanha online de Gilberto Kassab à prefeitura de São Paulo, onde mesmo com as restrições foi possível criar formas inovadoras de conversa com eleitores e uma aproximação entre o público jovem e o então candidato” afirma. "Imagine se pudéssemos realizar essa conversa oficial também no Orkut?", sugere.

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