quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Bancadas escolhem novos líderes

O principal assunto na sessão ordinária desta quarta-feira, o primeiro dia de debate efetivo na Assembléia Legislativa, foi a troca de lideranças em algumas das principais bancadas com assento no Parlamento catarinense. PSDB, PMDB, DEM e PT apresentaram seus novos líderes, enquanto o PP e o PDT mantiveram os nomes da sessão legislativa passada. A primeira bancada a apresentar sua nova liderança foi o PSDB. O deputado Giancarlo Tomellin (PSDB) comunicou que, por escolha unânime dos parlamentares que representam a sigla, foi indicado o nome do deputado Serafim Venzon (PSDB) para a posição. Tomellin elogiou os encaminhamentos do deputado Marcos Vieira (PSDB) na liderança no ano de 2008 e avisou que Venzon vai, assim como o antecessor , “liderar com humildade”.

Já o deputado Manoel Mota (PMDB) ocupou o espaço destinado ao seu partido para se despedir da liderança da bancada. O parlamentar lembrou que tomou posse como deputado pela primeira vez em 1990 e, desde então, ocupou o posto de líder por seis vezes. “Liderar líderes é uma grande responsabilidade, mas é um prazer trabalhar para que meu partido tenha uma bancada atuante e unida”, argumentou Mota. Em seguida apresentou o deputado Antônio Aguiar (PMDB), que passa a ocupar a função. Aguiar agradeceu a seus pares por depositarem tamanha confiança para o que classificou como “importante jornada”.

Também o deputado Cesar Souza Júnior (DEM) terá um novo e destacado papel em 2009. “Por conta da vontade da bancada assumo a liderança dos Democratas na Casa”, comunicou. O parlamentar espera “contribuir para que o Parlamento funcione de forma harmônica, ajudando o presidente Jorginho Mello (PSDB) a fazer com que o Poder Legislativo possa atingir os objetivos necessários para que Santa Catarina supere os difíceis momentos que estão por vir por conta da crise financeira mundial”.A última bancada a apresentar nova liderança foi o Partido dos Trabalhadores. O deputado Pedro Uczai se despediu da função, que agora será assumida pelo deputado Dirceu Dresch (PT). Uczai agradeceu a confiança de seus companheiros e disse que foi “um privilégio” ter sido o representante de seu partido diante das responsabilidades que cercam um líder de bancada na Assembléia. O petista ainda fez um balanço de sua atuação e, para tanto, enumerou os três eixos que nortearam suas ações: construção de um processo responsável de oposição, proposição de iniciativas parlamentares e construção de uma defesa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O Partido Progressista vai manter o nome do deputado Silvio Dreveck na liderança, assim como o PDT continua com o Sargento Amauri Soares (PDT) na função. Os demais partidos com representação só têm um deputado na Casa: PPS, deputado Altair Guidi, PTB, deputado Narciso Parizotto, e PRB, deputada Odete de Jesus. Já a liderança do governo permanece, por enquanto, sob a responsabilidade do deputado Herneus de Nadal (PMDB).

(Rodrigo Viegas/Divulgação Alesc)

Nenhum comentário:

Postar um comentário