quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Ajuda

Oi pessoal,

Farei a coluna do Paulo Alceu de sexta para sábado, excepcionalmente. Se tiverem sugestões de notas podem enviar para marcelotolentino@noticiasdodia.com.br.

Abraços

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Novembrada

O bloqueiro Amilton Alexandre, o Mosquito, um dos sete estudantes presos durante a Novembrada, não compareceu à sessão da Câmara da Capital que lembrou o histórico fato político, na última terça-feira. Enviou carta ao presidente da Casa, vereador Gean Loureiro (PMDB) justificando: "Gostaria que meu nome não fosse citado nessa sessão. Em nenhuma hipótese. Não concordo com a forma que foi encaminhado as falas durante o evento.Não admito participar de um evento em que fui protagonista e não ter direito de falar. Lamento ainda a não publicidade do evento no site oficial da casa. Muitos corruptos e ladrões de dinheiro público recebem homenagem na CMF com ampla divulgaçãoNão vou dar palnaque político aos que trairam meus ideiais e hoje usam a Novembrada como trampolim político”.

Pré Sal é nosso

Proposta interessante a do presidente da Facisc, Alaor Tissot. Dentro da discussão de partilha dos royalties do Pré Sal, ele sugere que cada brasileiro seja pago individualmente direto na sua conta bancária. Em uma região do Canadá é assim. Cada morador ganha royalties do petróleo. Só que ninguém quer morar lá. É frio pra burro.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Gesto inesperado


É nisso que dá ficar gesticulando. O repórter fotográfico Lucas Sampaio não perdoou e a ministra Dilma Rousseff (PT), que esteve segunda-feira em Florianópolis, em seminário sobre o Pré Sal, saiu mal na foto. Um brincalhão já contou que a imagem é resultado da pergunta: o que Santa Catarina vai ganhar com o Pré Sal..? Ou a senhora não acha que sair por aí falando do Pré Sal ou como garota propaganda do PAC não é campanha antecipada..? A senhora tem vela em casa?

Colunas

Só para lembrar: quem tiver sugestões de nota das regiões de São José, Palhoça e Biguaçu pode ficar à vontade para enviar para mim. Escrevo três colunas diárias para o ND e elas circulam em Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas, bem como São José e São Pedro de Alcântara e Biguaçu, Governador Celso Ramos e Antônio Carlos. Lembro que as colunas, apesar do perfil político, aceitam todo e qualquer tipo de nota envolvendo tais cidades. Estou sempre em busca de bastidores e fotos. Podem enviar para marcelotolentino@noticiasdodia.com.br/marcelotolentino@gmail.com.

Abraços

TOLENTINO

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Prevenção

A enchente de novembro de 2008, cujas cicatrizes continuam latentes no Estado, seja na economia, nainfraestrutura ou vida das famílias atingidas, completou um ano com mais um evento climático de poder destrutivo. A pergunta que se faz é: o que mudou daquele fatídico mês até hoje? Apesar do avanço e da boa vontade das autoridades em garantir verbas para a reconstrução, ainda há muitos catarinenses desamparados, aguardando ajuda para poder retomar a vida normal depois da tragédia.
Na área da prevenção, LHS deixa de herança, antes de entregar o bastão, a proposta de criação da Climesc, um centro de excelência metereológica integrado ao Ciram. A idéia é preparar o estado com tecnologia e pesquisa, o que daria poder de antecipar com precisão os fenômenos que vêm assolando Santa Catarina ano a ano. Isso facilitaria a tomada de decisão e a Defesa Civil teria condições de planejar melhor as ações de prevenção.

O plano

Os vereadores da Capital, Renato Geske (PR) e Ricardo Camargo Vieira (PCdoB), denunciam suposta fraude na elaboração do Plano Diretor de Florianópolis. Segundo Geske, o Executivo tem adotado a estratégia de marcar audiências públicas em cima da hora para enfraquecer a participação popular e de vereadores. No último dia 18, informa o republicano, os vereadores receberam convite ao meio-dia para evento que aconteceria ás 14h. E, na última quinta-feira, a comunidade voltou a ficar de fora de uma nova audiência. “Eles querem cumprir os trâmites para depois falar na imprensa que está tudo certo, mas não está. Entendo que isso deve ser marcado com antecedência para que a população possa se articular. Não podemos ficar calados”, avaliou Geske.

Renato Geske e Ricardo Vieira devem entrar na Justiça contra a forma como está sendo conduzido o processo. Teme-se que a proposta não reflita o desejo real dos moradores. O barulho é legítimo. Afinal, essa verdadeira colcha de retalhos chamada plano diretor sempre gerou polêmica. Quando a prefeitura evita a participação da sociedade em uma decisão tão importante dá um tiro no pé. A população está atenta e não é boba. Quer que aquele velho jeitinho brasileiro para agilizar as coisas tenha um fim.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Papai Noel de luxo

A montagem da árvore de Natal de Florianópolis vai custar R$ 3,7 milhões. Terá 60 metros de altura e a instalação ficará a cargo da Palco Sul Eventos, de Tubarão.
A prefeitura alega que tudo será custeado por dinheiro captado pelos incentivos do Fundo Social e da Lei Rouanet. A árvore do ano passado custou R$ 500 mil, mas só tinha 26 metros de altura. O pacote inclui a construção do palco onde o cantor Andréa Bocceli irá se apresentar. E imaginar que essa árvore ficará de pé só durante final de 2009 e início do 2010... o espírito natalino saiu caro.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Diálogo curto

Reproduzo do Blog do Noblat...

- Aí o estagiário de Itaipu perguntou ao seu chefe: "Se eu apertar este botão o que acontece?"
- Aí disseram para o estagiário de Itaipu: "Quando sair apague tudo".
- Aí Madona (naturalmente em inglês) pediu ao seu namorado: "Apaga a luz, Jesus!"
- Nota oficial da Uniban: "A causa do apagão foi um curto".

Turismo ainda capenga

Recentemente foi feito um debate em Florianópolis a respeito do potencial turístico da cidade e o que seria necessário para melhorar em termos de infra-estrutura e qualidade e, assim, captar mais turistas. Discutiram tudo, menos a qualificação da mão de obra e da infra-estrutura para o trabalhador que presta serviço no turismo. Pegamos por exemplo os trabalhadores que atuam em restaurantes da Lagoa. Muitos são obrigados a sair do trabalho mais cedo em horário de pico, em função dos horários do transporte coletivo. Afinal, madrugadão é só de duas em duas horas né... A Casa é obrigada a dispensar funcionários. Antes de virar um grande pólo turístico é preciso rever esses detalhes. Outro absurdo é ver estabelecimentos funcionando em horário normal em plena temporada. No Centro fica tudo fechado.

Pobre Lampião

O que os olhos não vêm o coração não sente. A frase pode ser clichê, mas diz muito quando o assunto é desmatamento. Na Capital, o clichê é praticamente praxe. No morro do Lampião, Rio Tavares, com entrada pela Rua Pau de Canela, abriram uma estrada até o topo. O fato é que o local é APP (Área de Preservação Permanente) como o Morro do Gravatá, alvo de especulação imobiliária atualmente e que movimentou centenas de ambientalistas (e políticos) a seu favor em 2008.
Infelizmente, o Lampião ainda não chamou a atenção. Talvez porque não renda tanta visibilidade. Vale lembrar, e alertar, que áreas ao lado da estrada já foram desmatadas e pit bulls colocados para fazer guarda. Não preciso dizer mais nada, não é?
Convido os envolvidos, direta ou indiretamente, a se manifestar!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Mais greve

Os trabalhadores da Zona Azul podem voltar a cruzar os braços a qualquer momento. Após três semanas de greve, o projeto acabou tendo emendas revertendo a suposta privatização. Contudo, a proposta pela Câmara abriria a possibilidade de aumento no valor do estacionamento. Em panfletos espalhados pelo Centro, a categoria avisa que, além de descontar os dias parados, ameaça demitir os trabalhadores que participaram do movimento. Se não conseguirem evitar as demissões, os monitores vão parar novamente.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Tratamento difícil

Essa é boa. O cara sai da reunião no AA com fé na recuperação e dá de cara com um depósito de birita. Aí é sacanagem.

Visibilidade

O prefeito interino da Capital, Gean Loureiro (PMDB), está em todas. O deputado Jorginho Mello (PSDB), interino no governo do Estado por alguns dias, parece ter feito escola, dada a superexposição. Não é preciso ser nenhum evento importante, mas sua assessoria está atenta para avisar a imprensa. São vários eventos durante o dia. Uma superexposição desnecessária, já que não trata-se de assinatura de convênios, por exemplo.

Andrino abraça candidatura de Requião à presidência

A candidatura de Roberto Requião à presidência é defendida pelo deputado Edison Andrino, que pretende participar do encontro de peemedebistas programado para o próximo dia 21 em Curitiba. Além do governador paranaense ser da ala histórica do PMDB, Andrino entende que um candidato próprio fortalecerá a sigla, que tem o maior número de filiados, as maiores bancadas no Congresso, deputados estaduais, prefeitos e vereadores.

Requião candidato dá fim ao constrangimento para a construção de diferentes alianças regionais, pois o PMDB não vai a reboque. Cada estado estaria em condições de construir seu melhor palanque para a campanha do atual governador do Paraná, que já manifestou intenção de disputar as duas últimas eleições presidenciais. Andrino conversou por telefone com Requião nesta quarta-feira, e assumiu compromisso de trabalhar pelo convencimento dos colegas de bancada e levar o assunto ao diretório estadual.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Bomba

A relação entre o vice Telmo Vieira (PDT) e o prefeito Djalma Berger (PSB) ficou mesmo insustentável. Terça-feira, uma barca passou pela prefeitura de São José. Eram todos os quatro funcionários do gabinete do vice, exonerados por ato do prefeito, que, por sinal, viajou estrategicamente para Brasília.
Vieira perdeu a secretária, dois assessores e o motorista. O veículo oficial também foi sacado. Indignado, o brizolista vê o ato como uma represália. “Ele não quer que eu exerça a função de vice, mas vou continuar trabalhando”, disse ele, que não esconde mais as críticas à administração de São José e à própria família Berger. Em seu blog, a artilharia é pesada.

Trata-se de mais um efeito colateral de uma relação que deixou de ser estável após a eleição. Desde então, chega a ser pior que a de governo e oposição.
A alteração de regimento aprovada pela Câmara foi encarada pela oposição como manobra inconstitucional para evitar a transferência de cargo ao vice, diante a uma viagem do prefeito.
Foi o suficiente para escancarar uma grave crise entre os dois.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Mordido

O vereador Asael Pereira (PSB) contesta a acusação de que teria disparado palavrões e feito ameaças contra o blogueiro Amilton Alexandre. As palavras teriam sido postadas no blog Tijoladas do Mosquito, como é conhecido Amilton, que chegou a pedir que a Câmara abrisse processo contra o vereador por falta de decoro parlamentar. Asael Pereira fez um levantamento e garante que a postagem não partiu de seu gabinete ou de qualquer outro órgão público. “Não iria perder tempo. Ainda mais usando essas palavras baixas. Se fosse do meu gabinete eu teria demitido a pessoa, mas parece que o comentário foi feito de uma lan house”, defendeu-se o vera]eador, que registrou um Boletim de Ocorrência. “Qualquer um pode entrar no blog e postar um depoimento com meu e-mail e tudo”, garante Asael, que nega ter reagido a algum comentário de Mosquito. Curiosamente, um pedido de processo por quebra de decoro seria analisado pelo vereador Márcio de Souza (PT), que atualmente preside a Câmara. Souza é autor de vários processos contra Mosquito, que por pouco não teve o blog retirado da rede pela Justiça.

Mistério

Em meio às denúncias de falsificação de assinaturas, uma caixa de documentos foi roubada da Câmara de Vereadores de Palhoça na semana passada. Justamente no momento em que uma comissão investiga as supostas fraudes. Segundo fontes internas da Câmara, o ladrão teria subido pelo sótão, onde fica o arquivo morto, e não houve arrombamento, isto é, o meliante tinha acesso. O vigia, que foi afastado das atividades, teria visto o suspeito e marcado a placa do carro. Um BO foi registrado na delegacia de Palhoça. Quem teria interesse no sumiço daqueles documentos..?

domingo, 8 de novembro de 2009

Imbituba está na elite do futebol catarinense

Como bom imbitubense, não posso deixar de comemorar o ingresso do CFZ Imbituba FC na elite do futebol catarinense. Em 2010, o Imbituba vai agitar o campeonato no Estado. Conquistou a vaga no domingo, quando empatou com o Porto, em União da Vitória. Te cuida Leão e Furacão!