sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Zona Azul

Dias depois da audiência pública em que a população rechaçou veemente a proposta da Zona Azul, em São José, já surgem nos bastidores manifestações de apoio dos vereadores ao projeto do Executivo. Aliás, no outro lado da ponte, o prefeito Dário Berger (PMDB) jura de pé junto que não quer privatizar a Zona Azul da Capital. Argumenta que apenas pediu autorização para fazer uma concessão pública e modernizar o serviço. “A capital da tecnologia ainda tem sistema de estacionamento na base no bilhete. Dizem que quero privatizar com a minha empresa. Na verdade, é mais uma das teses esperidiônicas”, disparou ele.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Cadê o marisco?

No lançamento da 5ª Marifest, quarta-feira, na Enseada de Brito, foi a ostra que roubou a cena. Entre os comes e bebes, praticamente não tinha marisco, que, no máximo, serviu de enfeite. Será mais um caso de preconceito em festas de contorno açoriano? Depois da maricota, agora, o pobre marisco. Há discriminação até no mundo dos moluscos.

A organização da Marifest poderia ter caprichado nos pratos a base de marisco durante o lançamento. Nem parece que Palhoça responde por 50% da produção nacional. São 183 maricultores que produzem seis mil toneladas por ano de marisco (mexilhão) e dois milhões de ostras anuais.

O senhor dos anéis

A cadeira do prefeito de São José só pode ser amaldiçoada, encantada, sei lá. Todos que lá sentam parecem ser levados a executar coisas inusitadas. Depois da era Fernando Elias (PR) e suas aventuras, surge o prefeito Djalma Berger (PSB) com a idéia de viajar sem entregar o bastão ao vice Telmo Vieira (PDT), como mandaria a lei. Está certo que o colega não é lá um amigão, na verdade, é quase uma relação ao estilo “Dormindo com o inimigo”. Contudo, a regra é clara. Não dá pra deixar o barco sem um comandante. O PSB e o PDT sabiam onde estavam pisando quando fizeram aliança nas últimas eleições municipais. Agora, não dá pra escolher quem vai tocar o barco na ausência. A não ser que o prefeito achasse um anel estranho e quisesse mudar o passado e o futuro das coisas.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Urucubaca

Será a vingança do “Deus Mangue”, praga de jacaré ou há uma cabeça de burro enterrada embaixo de certo shopping da Capital? Não é possível. A série de eventos sinistros no empreendimento assusta. Ontem, mais um episódio lamentável marcou a tarde de quem visitou o local. Por uma coincidência mais estranha ainda, alunos faziam estudo sobre suicídio no shopping. É de dar calafrios.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Encontros e desencontros


A chegada da comitiva do governador Luiz Henrique (PMDB) e do prefeito Dário Berger (PMDB) teve a recepção do senador Raimundo Colombo e vice-governador Leonel Pavan (PSDB). Só faltou um pré-candidato, o presidente estadual do PMDB, Eduardo Pinho Moreira, cujos movimentos de aproximação com o PT não teriam agradado LHS.

O encontro entre LHS e Pinho chegou a acontecer, segundo o colega Moacir Pereira. Durou apenas 30 minutos. O presidente do PMDB fez um relato de seus contatos com Michel Temer em Brasília e do crescimento da tese de candidatura própria à Presidência da República. Moreira viaja nesta terça-feira a Brasilia, onde terá reunião com a bancada federal do PMDB.

Foto: James Tavares/Secom

Não se engane


Não é aquilo que você está pensando. O governador Luiz Henrique (PMDB) não está entregando o governo ao prefeito Dário Berger (PMDB). Ela até queria que fosse verdade, mas está apenas servindo de testemunha para o retorno de LHS, ao lado dos também pré-candidatos ao governo, senador Raimundo Colombo (DEM) e vice-governador Leonel Pavan (PSDB).
Foto: James Tavares/Secom

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Olimpíadas no Iraque

Perfeito o comentário de Arnaldo Jabor sobre a clima de terror no Rio de Janeiro, onde um helicoptero foi abatido no ar quando sobrevoava o Morro dos Macacos, no último final de semana. No mundo do tráfico, não tem burocracia. “Olha lá o helicóptero, atira, atira, a aeronave cai. Coisa rápida”. A moderna e potente arma chegou dentro de um esquema de importação eficiente e ágil. No mundo do asfalto, conseguir recursos contra o crime ou para programas sociais e culturais de prevenção é um parto. “São R$ 100 milhões que chegarão em seis meses”. Para o financiamento de campanha o recurso vem rápido e dobrado, triplicado. “Se as armas vem por terra, mar e ar que acionem as forças armadas. Do contrário, se não dermos uma atenção devida para o Rio as Olimpíadas vão acabar sendo realizados no Iraque”.

Os fugitivos




Procura-se uma dupla de pinguins que fugiu do centro de tratamento da Polícia Ambiental, no Rio Vermelho, em Florianópolis. Eles foram vistos pela última vez terça-feira na Lagoa da Conceição e a polícia foi chamada, mas a dupla, esperta, acabou escapando pelo mar. Eles seriam devolvidos para a natureza depois da total recuperação, mas resolveram antecipar a viagem. O repórter fotógrafo do Notícias do Dia, Marcelo Bittencourt, registrou a "banda" dos dois pela praia.

PMDB e PT selam aliança nacional sem ouvir líderes do Sul do País


O PMDB e o PT selaram ontem, na Granja do Torto, em Brasília, um pré-compromisso para as eleições de 2010, mas sem a imposição de que o quadro se repita nos estados. Mesmo assim, parece que a cúpula nacional do PMDB não teria consultado líderes nacionais com representatividade no Sul do País antes do noivado. O presidente do partido em Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, por exemplo, sequer sabia do ato e garante que nomes como o governador Roberto Requião e o senador gaúcho Pedro Simon também desconheciam. Ele, que esteve com os dois recentemente, em Curitiba, ressaltou que se trata, na verdade, de uma aliança fechada sem o consenso de todos os estados, de forma isolada.

“O presidente nacional, deputado Michel Temer, poderia ter consultado todas as executivas estaduais antes”, avaliou Pinho, garantinho que o compromisso selado em Brasília não aproxima o PMDB do PT no Estado. “Não sei por que a imprensa tem insistido tanto nisso. Estive com a senadora Ideli Salvatti uma vez e com a Trípllice Aliança pelo menos 15 vezes. Aqui, o partido vai lutar pela manutenção do grupo”, reforçou ele.Segundo o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Álves (RN), nos casos em que os dois partidos são inimigos políticos, como na Bahia e no Rio Grande do Sul, as divergências serão respeitadas.


Ele disse ainda que após o pré-compromisso firmado em âmbito nacional, os partidos irão cuidar da questão estadual com “obstinação”. “Porque esse é o maior patrimônio do PMDB, são as lideranças estaduais”, afirmou ele. Mesmo assim, os líderes do Sul do País ficaram sem voz desta vez.
Foto: divulgação

Fecam

O governador em exercício, Jorginho Mello, sanciona nessa terça, no gabinete do prefeito de Palhoça, atual presidente da FECAM, Ronério Heiderscheidt, às 10h 30min da manhã, o projeto de lei que prevê a doação da área de 5 mil metros quadrados, localizada na avenida Ivo Silveira, para a construção da nova sede da federação. O projeto de construção da nova sede da entidade está orçado em R$ 4 milhões.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Valeu aguentar as dores

Depois de dez dias de interinidade, desabar de um palanque, sofrer uma fissura no joelho e ganhar um par de muletas, o governador em exercício, Jorginho Mello (PSDB), entrega nesta terça-feira o cargo para o vice-governador Leonel Pavan.
Mello, que no mesmo dia retorna para a presidência da Alesc, aguentou firme a intensa dor e as febres altas dos últimos dias. Mas valeu à pena. Está eleito deputado federal, depois que teve a interinidade talvez mais veiculada da história do Estado, após o palanque em que estava desabar, em Campos Novos.

Recuaram

A Mesa Diretora da Câmara da Capital voltou atrás no projeto de resolução que prevê 25% de gratificações para quatro funcionários comissionados. Os vereadores concluíram que não teria sentido conceder gratificações para uns e cortar de outros. A matéria foi arquivada.
A proposta de reduzir os adicionais de procuradores continua de pé. A Casa pretende levar à plenário ainda este mês.

domingo, 18 de outubro de 2009

Excursões


Depois das comitivas do governador Luiz Henrique (PMDB), do vice Leonel Pavan (PSDB), e do prefeito de Biguaçu, José Castelo (PP), Djalma Berger (PSB) tem tudo para ser o próximo a viajar em busca de intercâmbios. Viajaria no dia 9 de novembro para a Europa. Vai buscar experiências de sucesso antes de lançar efetivamente a Cidade Digital. Na Espanha, por exemplo, vai estudar o sistema de saúde e, na França, soluções para os resíduos. Também pretende fechar convênios. O vice Telmo Vieira (PDT) assumiria o posto.

Paella (foto)

A “Paella do Ronério” reuniu, sexta-feira, em sua casa, os integrantes da comitiva para a Costa Rica. Entre eles o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Onofre Agostini, o cônsul da Costa Rica em Santa Catarina, Rolando Coto Varela, os prefeitos de São Pedro de Alcântara, Ernei Sthalein, e de Paulo Lopes, Evandro João dos Santos. Nada parece atrapalhar o sossego de Ronério Heiderscheidt. Nada mesmo.

Atenção

A prefeitura da Capital poderia estudar manter os semáforos da Capital funcionando normalmente durante os finais de semana, depois da meia-noite, quando ficam intermitentes. Pelo menos nas sextas-feiras e sábados. Digo isso porque é justamente nesses dias que o movimento noturno aumenta na mesma medida que o álcool no sangue dos motoristas.

Lamentável

O acesso para o Maciambu Pequeno, em Palhoça, está praticamente inacessível, dada a quantidade de buracos e lama acumulada. Um lugar tão bonito e bucólico não merecia tal desprezo das autoridades.

Zona Azul

Os funcionários da Zona Azul, na Capital, não trabalharam no sábado e ameaçam continuar com os braços cruzados nos próximos dias. Efeito do projeto de lei que propõe a privatização do serviço. Temem perder os empregos.

Horário

No próximo dia 5 de novembro acontece audiência pública para discutir a padronização dos horários de funcionamentos dos bares e boates de São José. Os vereadores são favoráveis ao regramento, mas a posição do Executivo ainda não foi confirmada.

USJ

Alunos da USJ continuam inconformados com o fato da escola não ter uma nova sede, com melhor infraestrutura. Preparam um abaixo-assinado exigindo melhores instalações.

Giassi

Na próximo quinta-feira, a segunda maior rede de varejo de Santa Catarina, a Giassi e Cia Ltda, abre na Palhoça sua 10ª loja Giassi Supermercados. A nova estrutura contará com 5.200 m² de área de vendas, 37 checkouts, 300 vagas para estacionamento e 20 lojas de apoio prestadoras de serviços, em área construída de 22 mil m². A obra será a quarta maior loja da rede e estará integrada ao Shopping Via Catarina que tem inauguração prevista para o primeiro semestre de 2010.

Ave de arribação

Se a campanha do deputado Edson Andrino (PMDB), de estimular o voto nos candidatos da Grande Florianópolis, vingar, vai dar mesmo o que falar.
Afinal, parece que os paraquedistas aterrissam por todos os lugares, não só na região da Capital. Parece que os candidatos daqui também cruzam suas fronteiras. Por isso o assunto é tratado com cuidado por alguns parlamentares. O deputado Círio Vandresen (PT) apoia o movimento. “A região de Florianópolis sempre foi encarada como “terra de ninguém”.

Zona Azul

Os funcionários da Zona Azul, na Capital, não trabalharam no sábado e ameaçam continuar com os braços cruzados nos próximos dias. Efeito doprojeto de lei que propõe a privatização do serviço. Temem perder os empregos.

Ironia

“A saída de Mário Cavallazi foi a pior perda do PMDB nos últimos anos. O partido ainda chora a sua ida para o PSB”, disse recentemente o deputado Edson Andrino (PMDB), em sinal de clara ironia. Opositor histórico dos peemedebistas, Cavallazzi foi fiel escudeiro de Esperidião e Ângela Amin por mais de duas décadas, tendo sido eleito deputado estadual e federal sob o patrocínio deles.
O colega Cláudio Prisco captou bem o sentimento do PMDB. “Para dirigentes peemedebistas, PSB não quer dizer Partido Socialista Brasileiro, mas Partido dos Senhores Berger. O presidente do PSB catarinense é o prefeito de São José, Djalma Berger”.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Oposição

O vereador João Amin ressaltou que nos oito anos da gestão Angela Amin à frente da prefeitura a Zona Azul foi rentável, se limitou a gastar 50% da arrecadação com a folha de pagamento e o restante revertia para ações sociais da AFLOV e para despesas administrativas.
O progressista disse que irá fazer oposição a proposta de privatização.

Privatização da Zona Azul





Os funcionários da Zona Azul acordaram sexta-feira com a notícia de que o sistema pode ser privatizado pela prefeitura e pararam as atividades. O ND deu a matéria do projeto de lei na frente da concorrência impressa, que deu o assunto apenas em forma de nota. Dezenas de agentes estiveram em frente à Camara protestando. Depois saíram pelo centro da cidade fazendo um apitaço.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Maricota Jackson


Fiz questão de reproduzir essa nota da minha coluna do ND de Palhoça desta quarta-feira. Fato curioso marcou os bastidores da Açor, festa açoriana que reuniu dezenas de grupos folclóricos do Estado em Palhoça, no final de semana. Uma Maricota foi vítima de racismo. Isso mesmo. Um dos bonecos foi impedido de entrar em cena por apresentar a cor negra. Tiveram de repintar o personagem de branco. A idéia da diretoria de Cultura do município era integrar as raças, em um gesto democrático.

Não pegou bem entre os organizadores da UFSC, afinal, para os pesquisadores, não há açoriano negro. O caso foi parar na delegacia, onde um BO foi registrado por suposto racismo. “A Maricota, que tinha o nome de Anastácia, acabou virando Michel Jackson”, comparou Décio, que trabalha na Cultura da prefeitura e fez a queixa na delegacia. Até ontem, a “Maricota Jackson” ainda podia ser vista na praça central, desolada

Armado até os dentes


Vice-governador Leonel Pavan e chefe da polícia civil Mauricio Eskudlark durante simulação de tiros acompanhados do coronel PM Marlon, do advogado Erivaldo Caetano, e do comandante geral da Polícia Militar, coronel Maciel. Foto tirada ontem, em Orlando, Florida (EUA).
Foto: Michelle Nunes

Médico queria que Jorginho Mello repousasse nos próximos 15 dias...

Quando o médico recomendou repouso de 15 dias ao governador em exercício, que mantém firme a agenda, ouviu uma sonora risada de Jorginho Mello. “Parece louco, vou é trabalhar”. Jorginho ainda reclama muito de dores na perna, anda com duas muletas, e está a base de antiinflamatórios e antibióticos, mas é claro que ele não vai ficar em casa. Governador por dez dias, eu também não ficaria. Cada minuto no Centro Administrativo é um momento precioso para quem almeja a Câmara Federal em 2010. Eu manteria a agenda mesmo de cadeira de rodas. O tucano foi pauta nacional depois que o palco onde estava, em Campos Novos, desabou, na segunda-feira. Ele sofreu uma trauma pélvico leve, com fissura na típia, na altura do joelho esquerdo.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

"Quando vi tava no chão"








O governador interino, Jorginho Mello (PSDB), sofreu acidente logo no dia de Nossa Senhora Aparecida, de quem é devoto. Parece que foi ela mesmo que protegeu o deputado. “Quando eu vi tava no chão”, disse ele, por telefone. Ele caiu de uma altura aproximada de dois metros e sofreu fissura no joelho, em Campos Novos. Acima, alguns registros do fato que correu o Brasil. Vários veículos nacionais noticiaram o acidente.



Governador interino sofre acidente

Em Campos Novos, na manhã desta segunda-feira, parte do palco em que estavam pelo menos dez pessoas caiu e o governador interino Jorginho Mello (PSDB) foi o que saiu mais machucado. Participava da 32ª Romaria em honra a Nossa Senhora Aparecida. O governador foi levado de ambulância até hospital da cidade, tirou um Raio-x e foi medicado. Não houve fratura. Ele foi sedado e neste momento dorme. Não se sabe ainda se manterá a agenda.